Perguntas Frequentes

O Novo Painel de compras buscar consolidar em um ambiente de acesso público todos os sistemas que tratam das diversas fases da Compra Pública (Licitação), evidenciando o princípio da transparência dos dados e buscando a economicidade da coisa pública.

Você pode acessar o Painel de Compras em computadores, celulares ou tablets através dos seguintes navegadores: Mozilla Firefox, Google Chrome, Internet Explorer e Safari.

Os dados do painel de compras são atualizados de forma mensal na primeira quizena do mês.

O processo de compras públicas atualmente compreende as fases: 1º Planejamento; 2º Processo de Compra; 3º Licitação / Sessão Pública / Adesão a Ata de Registro de Preço; 4º Assinatura do Contrato; 5º Execução. No Novo Painel de Compras a 3ª fase foi dividida para representar melhor das diferentes modalidades de licitação, bem como a 5ª fase foi dividida para representar fielmente os registros realizados nos SIASG (Empenho) e SIAFI (Execução Financeira da Compra).

Não necessariamente. Um valor muito discrepante pode decorrer de erros de cadastro ou mesmo de uma situação extraordinária em determinado período, como calamidade pública.

Vários são os critérios que podem influenciar nos resultados apresentados pelo Painel. Alguns merece destaque especial como: Filtro Fornecedor é diferente de Fornecedor Contratado. Compras realizadas via Ata de Registro de Preço estão vinculadas ao Órgão Gestor da Ata e neste caso a Aba Processos de Compras estará majorada, pois, representará o montante de todos os participantes e caronas. Para achar os valores e quantidade adquiridos por participantes e caronas só via Aba de Atas de Preços.

Quando se pesquisa pelo campo fornecedor o resultado apresentará todas as compras públicas cujo fornecedor foi participante. Já quando a pesquisa é por fornecedor contratado os resultados apresentados são aqueles cujo fornecedor efetivamente assinou o contrato.

O Painel disponibiliza em sua estrutura diversos componentes, tais como filtros, gráficos e tabelas, a fim de possibilitar a análise das despesas de custeio administrativo em diferentes perspectivas, por exemplo: período, órgão, unidade orçamentária, item de despesa, subelemento de despesa, entre outros. Como modelo para utilização da ferramenta, indicamos a leitura do manual do Painel de custeio que utiliza a mesma forma de pesquisar do painel de compras. Para ter acesso ao Manual de uso do Painel de Custeio CLIQUE AQUI

A utilização dessa ferramenta poderá trazer vários benefícios, tais como: aumentar a capacidade de atuação dos gestores públicos; otimizar as despesas dos órgãos; melhorar a qualidade do gasto; promover a melhoria contínua da gestão; elevar a qualidade da interlocução entre órgãos; e promover o controle social das ações governamentais.

Órgãos vinculados ao Sistema de Serviços Gerais (SISG) são todos os Órgãos da Administração Federal Direta, Autárquica e Fundacional os demais são Órgãos Não SISG. Quando o órgão é Não-SISG constará no painel que ela terá sessão pública, porém, não constará a adjudicação/homologação, visto que tais órgão não possuem obrigatoriedade de registro das etapas finais da compra no sistema.

O Painel de compras reflete as compras dos entes SISG e Não SISG Ativos com registros no Compras.gov.br. Assim, em alguns casos, entes Não-SISG podem não apresentar todos os dados referentes as compras, como dados de contratos, empenhos, liquidações e pagamentos. Para melhor entendimento do significado de órgãos SISG e Não SISG, recomendamos a leitura da explicação existente no Portal de Compras do Governo Federal. Para acesso ao referido portal, CLIQUE AQUI

É documento vinculativo, obrigacional, com características de compromisso para futura contratação, onde se registram os preços, fornecedores, órgãos participantes e condições a serem praticadas, conforme as disposições contidas no instrumento convocatório e propostas apresentadas.

No link (CLIQUE AQUI), há a planilha "Catálogo de Materiais e Serviços (CATMAT/CATSER)" contendo os códigos e descrições dos materiais e serviços. De posse do código do material, há a o filtro chamado nº do item no qual a busca pode ser realizada. Atenção para o fato de que alguns códigos estão atrelados a materiais e também a serviços e, portanto, é necessário que o Filtro Tipo de Consumo esteja corretamente selecionado.
Para mais informações, clique AQUI.

Primordialmente, essa restrição dos dados visa atender ao critério mínimo de performance que o Painel de Compras deve alcançar. O Painel de Compras é uma ferramenta destinada par a consulta ou acompanhamento de uma compra específica, ata de registro de preços ou contrato, nesse sentido, a ferramenta não é indicada para consumo ou extração de dados. Caso seja essa a intenção do usuário, recomendamos que os dados de compras sejam extraídos de nossa API de dados abertos de compras, clicando AQUI e os dados de pagamentos e empenhos do SIAFI clicando AQUI.
Observação: O Painel de Compras efetua a consulta nas compras do ano corrente e dos quatro anos anteriores, assim, a compra apresentada no último ano de carga do painel pode apresentar valores menores que os posteriores uma vez que as informações além dos 4 anos não são carregadas. Essa é uma limitação da ferramenta para que possa permitir uma boa consulta ao usuário sem que a mesma se torne lenta em face do grande volume de dados e informações agregadas.

A Aba Empenho leva em conta os dados provenientes do SIASG, Compras.gov.br e Siasgnet. Nele é possível o detalhamento a nível de item de compra. Então, neste campo é possível selecionar mais de um item de diversas compras diferentes sem necessariamente agrupar os valores das compras cujos itens à compõe.

Por ela é possível também verificar o saldo empenhado para um determinado item, pesquisando pelo órgão emitente do empenho bem como pelo ano do referido empenho.

Ressaltamos que valor apresentado na aba refere-se ao saldo total empenhado atualizado, considerando todas as atualizações desses empenhos até a última atualização do painel de compras. Ou seja, essa informação refere-se ao valor total empenhado considerando o valor do primeiro empenho e todas as suas alterações (reforços e anulações) inclusive anulações realizadas em anos posteriores.

Segundo o Glossário da Plataforma +Brasil, Nota de Empenho é o documento utilizado para registar as despesas orçamentárias realizadas pela Administração Pública em seu primeiro estágio e que identifica o nome do credor, a especificação, a importância da despesa e a célula orçamentária, deduzindo o saldo da dotação aprovada.

Não. Existe a situação das compras realizadas por Ata de Registro de Preço, onde uma UASG gerencia/realiza o registro da compra e outra UASG realiza os empenhos e pagamentos, a depender das quantidades do material/serviço acordado. Existe, também, a situação em que um mesmo Órgão, com diversas UASGs, as compras são realizadas através de uma determinada UASG de Licitação/Logística e o pagamento através de outra UASG Orçamentária/Financeira.

O Painel de Compras tem como fonte principal os dados oriundos do Compras.gov.br e Siasgnet. Para as informações constantes na aba de Execução Financeira da Compra são utilizadas as informações de valores pagos e valores empenhados do Sistema Integrado de Administração Financeira - SIAFI.

O Painel de Compras é atualizado mensalmente em razão das regras negociais dos bancos de dados que são utilizados como fonte de dados.

Algumas compras são tratadas como outlier. Esse outliers são fruto de eventuais alimentações equivocadas de informações nos sistemas de compras que não possibilitam uma visualização razoável em painel do conjunto de dados das compras e contratações públicas.

Não obstante as situações acima, todos os dados de compras e contratações públicas estão disponíveis no portal de dados abertos das compras governamentais, podendo ser acessado clicando AQUI.

Essa situação ocorre, pois, a ferramenta sempre dará prioridade ao último critério selecionado, assim, caso o último critério selecionado não tenha vinculação com o critério anterior, a ferramenta irá excluir a seleção prévia, mantendo a atual. Uma dica é observar sempre que no campo de filtros o campo ficar na cor cinza, o motivo é que aqueles itens não possuem relação com a atual seleção e sim com outras compras, contratos ou empenhos.

Essa é uma regra do Painel. As abas são independentes e os detalhes de uma compra podem ser analisados para as demais abas ao clicar no campo “Mais Informações”. Com exceção da aba de “Empenhos”, todas as demais abas permitem que o usuário veja mais detalhes de uma compra ou de um contrato clicando em “Mais Informações”, após selecionada uma identificação de compra ou de contrato.