Perguntas Frequentes
O Raio-X do Fornecedor tem como finalidade apresentar ao pregoeiro e sua equipe de apoio uma consolidação dos principais dados cadastrais do fornecedor pesquisado, bem como informações gerais, indicação de sanções e/ou penalidades, histórico de licitações entre outros dados que visam ajudar o pregoeiro na tomada de decisões perante um determinado fornecedor.
Para acessar o Raio-X do Fornecedor, utilize as mesmas credenciais de acesso (CPF e senha) utilizadas nos sistemas de compras governamentais (SIASG). Possuem acesso automático ao Painel, os seguintes perfis do Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (SIASG), aplicáveis tanto para os órgãos SISG (Administração Direta, Autárquica e Fundacional), quanto não-SISG:
- Pregoeiro
- Agente de Compras
- Ordenador de despesas
Caso não possua acesso ao SIASG, é necessário formalizar a solicitação de acesso.
-
Órgãos SISG: Encaminhar ofício de solicitação de acesso ao cadastrador parcial do seu órgão/entidade, contendo nome do usuário, CPF, telefone, e-mail, nº da unidade gestora, perfil solicitado e assinatura da chefia imediata. Após o cadastro, a senha provisória será encaminhado para o e-mail informado, devendo ser alterada para a nova senha definitiva no primeiro acesso. Caso não saiba quem é o Cadastrador Parcial do seu órgão/entidade, entre em contato com a Central de Atendimento do SIASG ou por meio do telefone 0800.978.9001.
-
Órgãos não-SISG: Identificar e solicitar ao responsável pelo cadastro do Órgão junto ao Compras.gov.br para que crie o novo usuário ou atualize os perfis necessários no Sistemas de Gestão de Acesso - SGA.
Para mais informações: https://www.comprasgovernamentais.gov.br/index.php/sistema-de-gestao-acesso-ao-siasg Caso deseje informações adicionais, poderá entrar em contato com a Central de Atendimento do SIASG ou por meio do telefone 0800.978.9001.
O Raio-X do Fornecedor se utiliza majoritariamente da base do SICAF, bem como de dados das Bases do Compras.gov.br e do SIASG (Sistema Integrado de Administração dos Serviços Gerais).
Os dados referentes ao SICAF são atualizados diariamente. Já os dados das Bases Compras.gov.br e SIASG possuem atualização mensal.
A consulta no Raio-X do Fornecedor deve ser realizada preferencialmente pelo CNPJ da Empresa desejada. Ela também poderá ser feita pelo nome constante na razão social da empresa ou por partes desse mesmo nome.
Não. Não há instrução normativa que obrigue o pregoeiro e sua equipe de apoio a utilizar o Raio-X do Fornecedor. Ele visa disponibilizar as principais informações da empresa fornecedora em um única página de web, de forma rápida e prática. Caso haja necessidade de informações adicionais o pregoeiro e sua equipe deverão acessar os links dos respectivos sistemas (SICAF, CGU, TCU e CNJ).
O Raio-X do Fornecedor apresenta a opção de link para o usuário retirar as certidões necessárias diretamente nos bancos de origem. O painel também faz referência a aplicação desenvolvida pelo TCU (Certidões APF - https://certidoes-apf.apps.tcu.gov.br/), onde é possível retirar as certidões.
Sim. Visando a economia de recursos públicos o Sistema SICAF atua sobre demanda na sincronização da base com a base da Receita Federal do Brasil. Então, para atualizar o Raio-X do Fornecedor será necessário o usuário entrar no Sistema SICAF (https://www3.comprasnet.gov.br/sicaf-web/index.jsf), consultar o CNPJ/Nome da empresa desejada, e aguardar a atualização do cadastro no SICAF e posteriormente no Raio-X do Fornecedor.
Você pode acessar o Raio-X do Fornecedor em computadores, celulares ou tablets com os seguintes navegadores: Mozilla Firefox, Google Chrome, Internet Explorer e Safari.
Para mais informações: https://www.comprasgovernamentais.gov.br/index.php/perguntas-frequentes